Com os dois partidos cada vez mais unidos na Paraíba, uma fusão entre MDB e PSDB não provocaria transtornos políticos no estado, já que as duas legendas têm o mesmo berço.
Os grupos comandados por José Maranhão e Ronaldo Cunha Lima brigaram, daí a separação partidária. Até as eleições de 2022, MDB e PSDB andavam separados no estado, mas principalmente em Campina Grande. Agora, estão do mesmo lado.
Em entrevista à CBN Paraíba, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, confirmou conversas com lideranças de outras legendas, visando a sobrevivência dos tucanos a partir de uma fusão partidária.
De acordo com ele, os diálogos envolvem partidos como o MDB, do senador Veneziano Vital do Rêgo, e o Republicanos, do presidente da Câmara dos Deputados, o paraibano Hugo Motta, além de outras legendas.
“Temos um respeito muito grande pela atuação do senador Veneziano no Senado, temos muito respeito por ele, e sei que na Paraíba essa proximidade entre os dois partidos é ainda maior”, afirmou.
Sobre o Republicanos, na Paraíba, a legenda tem se mantido como oposição ao MDB e a Veneziano, assim como ao PSDB e integra a base do governador João Azevêdo.
Também havia a possibilidade de o PSDB se unir ao PSD de Gilberto Kassab e comandado pela senadora Daniella Ribeiro na Paraíba. As duas legendas são adversárias no estado. Uma fusão, aqui, seria conflituosa. Foi descartada.