Avançam as duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes), que põem em xeque o resultado das eleições em Santa Rita, O juiz Gutemberg Cardoso Pereira, da 2ª Zona Eleitoral, determinou que o atual prefeito Emerson Panta (PP), o vice Nildo Carimbó (PP), além do prefeito eleito Jackson Alvino (PP) e seu vice Ednaldo do Edilicya (PP) sejam notificados a apresentar defesa, no prazo de 5 dias.
Eles são acusados de abuso de poder político e econômico. As ações foram impetradas pelo PSB e também pelo ex-candidato a prefeito Nilvan Ferreira (Republicanos), segundo colocado na disputa pela Prefeitura, nas eleições deste ano.
No caso da Aije movida pelo PSB, o partido denuncia o suposto uso da máquina pública para impulsionar a candidatura de Jackson Alvino, além da contratação de blogueiros, pela gestão, para impulsionar ‘mensagens eleitorais’ em Santa Rita.
O PSB pedia a suspensão da diplomação de Jackson e Ednaldo, o que foi negado. Mas, os dois citados terão cinco dias para apresentar defesa em relação ao processo.
Já a Aije ingressada por Nilvan Ferreira denuncia abuso de poder político e econômico através do aumento de contratações de
pessoas físicas para prestar serviços como contratados por excepcional interesse público na Prefeitura e também o excesso de gastos com pagamento por CPF, que teria aumentado com a proximidade do pleito.
Também são apontados um possível excesso de pagamento por auxílio financeiro a pessoa física em ano eleitoral e gastos com serviços de comunicação institucional vedados em ano eleitoral, ultrapassando o limite permitido. Na ação, foram apresentados dados que constam no Sistema Sagres, do Tribunal de Contas da Paraíba.
O prazo para Jackson Alvino, Ednaldo, Emerson Panta e Nildo Carimbó apresentarem defesa no processo também é de cinco dias a partir da notificação.