O trabalhador não tem um dia de paz. Quando você pensa que o Salário Mínimo terá ganho real, o governo federal aparece com um limite de reajuste de até 2,5% por ano. Pode até ser considerado pela equipe econômica como “aumento real” mas, cada vez mais, esse ganho vai se tornando irreal para o bolso de quem ganha o Mínimo.
O Congresso Nacional ainda precisa aprovar, claro, mas não se iludam. Vai passar e ligeiro esse limite difícil de digerir.
Agora, quando assunto é ganho real para o bolso dos senadores e deputados federais, esse percentual seria considerado um acinte. Vejamos: em 2022, os congressistas auto aprovaram um reajuste de 18%.
Ah! Mas foi escalonado. Sim, mas que percentual caros eleitores. O aumento dividido em três parcelas pagos pelos contribuintes garantem ganho real de 6% ao ano. Ou seja, um percentual quase três vez mais que os 2,5% proposto pelo ministro Fernando Haddad.
E, o principal, enquanto em 2025, o trabalhador na vera deverá receber pouco mais de R$ 1.500,00 em 2025, os parlamentares federais terão na conta, por mês, um salário de R$ 46,3 mil, Não nos esqueçamos das benesses.
O Brasil nunca será igual e não adianta tentar incutir nas pessoas que todos terão condições iguais de ganhos, porque nunca teremos. As desigualdades só aumentam a cada ano que passa.