A Paraíba está sendo representada durante o II Fórum Iberoamericano de Cidades Criativas da Unesco, que acontece na cidade de Castello Branco, em Portugal. A gestora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez ministrou uma palestra sobre a Renda Renascença, que contou também com a participação da artesã Marlene Leopoldino.
Durante a palestra, intitulada de ‘O Artesanato em Renda Renascença como estratégia de Desenvolvimento no Cariri da Paraíba’, Marielza Rodriguez destacou as ações realizadas pelo PAP, em parceria com o Sebrae, no Centro de Referência da Renda Renascença (CRENÇA), localizado em Monteiro-PB.
Além disso, a participação da Paraíba no Fórum foi determinante para que houvesse um intercâmbio entre as artesãs portuguesas e brasileiras, como destacou a gestora do PAP.
“No Centro de Interpretação do Bordado, aqui em Castello Branco, nos tivemos uma grande troca de experiências entre Marlene Leopoldino, nossa rendeira paraibana, com as bordadeiras portuguesas, que fazem bordados em fios de seda, uma cultura muito tradicional na região”, disse.
II Fórum Iberoamericano de Cidades Criativas – O evento está acontecendo desde a última segunda-feira (28), e segue até esta quinta-feira (31), tendo como objetivo principal ser um meio para a troca de experiências e boas práticas no desenvolvimento de cidades criativas, oferecendo um espaço para a partilha multicultural e o fortalecimento entre as Cidades Criativas da UNESCO.