A Câmara Municipal de Soledade aprovou o aumento de mais duas vagas para a próxima legislatura (2025/2028). Acontece que no pleito deste ano foram eleitos 9 vereadores. Com a palavra, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
O curioso é que a Resolução 003/2024 data do dia 28 deste mês, um dia após o segundo turno das eleições. E, coincidentemente, é assinado pelo prefeito eleito José Alves de Miranda Neto (PP), atual presidente da Câmara.
O aumento para 11 parlamentares teve como fundamento a base de dados da Secretaria Municipal de Saúde, mostrando um número superior a 15 mil habitantes, o que justificando manter as 11 cadeiras, reduzidas para 9 após o Censo do IBGE que apontou redução na população de Soledade.
Só faltou “combinar” com o TRE-PB, que deve decidir se acata ou não a resolução. E, caso acate, pode haver redefinição de vagas por partido e até mesmo alteração dos candidatos eleitos.
A informação é que a Câmara vai recorrer à Justiça contestando o resultado do IBGE, assim como a Prefeitura está fazendo, para manter essas duas vagas/