O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba aprovou o uso de tropas federais nos municípios de Pombal, Paulista e São Bento. Antes, a Corte já havia dado aval para Cabedelo, Bayeux, Queimadas e Itabaiana.
Durante a leitura dos pedidos, na sessão ordinária dessa segunda-feira (30), a relatora, a desembargadora Agamenilde Dias, afirmou que “as Zonas Eleitorais solicitantes apresentaram fatos e circunstâncias que entenderam capazes de justificar o receio de perturbação dos trabalhos eleitorais”.
No caso de Pombal, regida pela 31ª Zona Eleitoral, a justificativa apresentada como determinante é “a interferência de pessoas ligadas a organizações criminosas na livre escolha do eleitor em determinadas áreas do município”, segundo conteúdo lido pela relatora, que também preside a Corte Eleitoral.
Mesmo com a manifestação do Governo da Paraíba de reforços na segurança nos municípios de Pombal, São Bento e Paulista, a relatora entendeu que “faz-se necessário o deferimento de pedido [de tropas federais] para garantir a regularidade do processo eleitoral e o livre exercício do voto pelo eleitorado daqueles municípios”.
Após a aprovação, o pedido será analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral.