Após matéria que trouxemos aqui no BLOG, intitulada ‘Paciente morre e entidade denuncia médico e Junta por negar procedimento para priorizar lucro’, o médico neurocirurgião José Ramalho postou vídeo nas redes sociais afirmando que vem sofrendo tentativa de intimidação.
José Ramalho assina com a Associação Brasileira de Defesa dos Beneficiários de Planos e Seguros de Saúde (ABDB) três denúncias ao Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) envolvendo a Advice Health e o médico Valdir Delmiro Neves.
Os casos tratam também sobre a negativa de procedimentos demandados por médicos pelos planos de saúde através de juntas médicas. A negativa seria para priorizar o lucro e resulta em judicializações por parte de clientes dos planos. O Ministério Público instaurou inquérito para apurar a morte de um paciente, que estaria ligada a essa prática.
O médico agradece o apoio que vem recebendo e destaca que o caso ganhou repercussão nacional. Lamentou a morte do paciente, mas pediu que o Ministério Público, Conselho Regional de Medicina e Conselho Federal de Medicina apurem com rigor as denúncias apresentadas.
“Infelizmente a gente começa a temer por represália, por ataque, ataque pessoal, ataque a nossa reputação, ao nosso nome, mas isso não pode ser justificativa para gente se acovardar, para gente não fazer o que precisa ser feito”, disse, acrescentando que vem cumprindo o seu papal como médico e cidadão, denunciando o que não está de acordo com a legalidade e a humanidade.
O médico também fez um apelo para que os colegas percam o medo e também denunciem estas práticas. “A gente não está sozinho, eu venho recebendo um apoio excepcional e queria me colocar à disposição de todos. Temos também as instituições e precisamos acreditar nelas e acreditar que a justiça seja feita”, falou.