João Azevêdo veta fogueiras em áreas urbanas na Paraíba

O governador João Azevêdo (PSB) vetou projeto aprovado pelos deputados estaduais e que permitia o acendimento de fogueiras na Paraíba, passado o período de pandemia. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (28).

Uma emenda apresentada pelo presidente Adriano Galdino revogava a Lei 11.711/20 que dispõe sobre a proibição de acender fogueiras em espaços urbanos no âmbito do Estado da Paraíba. Com isso, voltaria a ser permitido a acendimento de fogueiras.

A Lei tinha sido aprovada na pandemia da Covid-19 e, até hoje, estava em vigor. Os parlamentares entenderam que a fogueira faz parta da tradição das festas juninas e decidiram derrubar a norma.

Na justificativa para o veto, o Governo do Estado consultou a Secretaria de Saúde que se manifestou pelo veto total, por entender que a revogação da Lei nº 11.711/2020 contraria
interesse público.

A Secretaria de Saúde destacou ainda que vem atuando para atender a relevante demanda hospitalar, observando-se uma elevada média na taxa de ocupação em enfermarias e nas taxas de ocupação em UTI das unidades hospitalares e que dados epidemiológicos mostram que no ano de 2024 percebe-se uma predominância para outros vírus respiratórios e persistência de Influenza no período da semana epidemiológica 07 até a semana epidemiológica atual.