A Assembleia Legislativa da Paraíba abre os trabalhos de 2024, nesta quarta-feira (7), e um parêntese, abre e já “fecha” para o Carnaval. Ou seja, só deverá ter sessões plenárias na semana seguinte pós festejos.
A Casa abre as portas, mas com o desafio de todo período eleitoral: manter os deputados em plenário. Por mais que o deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia, diga que, quando o parlamentar está fora, também está “trabalhando”, é sabido que trabalham, mas apenas para alimentar as próprias bases.
A Casa de Epitácio Pessoa, para quem acompanha as sessões, ficou devendo em termos de grandes debates, ano passado. Em que pese, a produção legislativa ser alta, mas ainda voltada para entrega de títulos e medalhas, discussões produtivas foram poucas.
Ponto positivo para a realização das sessões itinerantes. Mas, é preciso melhor equalizar quais municípios e a importância nas respectivas reuniões para não correr o risco de beneficiar a uns poucos.
Na sessão desta quarta, é aguardada a presença do governador João Azevedo (PSB), que também tem um desafio nesse ano eleitoral: manter a bancada focada nos projetos do governo, sem se deixar levar pelo separatismo que as eleições municipais provocarão.
Em alguns municípios, a exemplo de Cajazeiras e Mamanguape, a base já está dividida.
Leave a Reply