Candidato à presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba, no primeiro biênio, o deputado Wilson Filho mostra que experiência nada tem a ver com idade. Não à toa, foi alçado líder do Governo João Azevêdo na Casa.
Transita bem entre a base governista e a bancada de oposição. Educado, não precisa elevar a voz para ser respeitado. Sucedeu dois veteranos na liderança do Governo desde que João Azevêdo assumiu o mandato em 2018: Hervázio Bezerra e Ricardo Barbosa.
Sabe o que precisa ser feito, mostra respeito diante de tantas diferenças entre os colegas parlamentares. Que o diga o deputado Cabo Gilberto Silva, líder da bancada de oposição.
Convenhamos, ser oposição é fácil. Defender um governo é uma missão difícil. Wilson Filho tem conseguido. Cede aqui e ali, mas pensando lá na frente.
Apontado pelo Republicanos para a disputa juntamente com o veterano Branco Mendes – em que pese este não poder ser desconsiderado -, Wilson Filho tem o desafio de mostrar que não necessariamente precisa ter mandatos em número, mas consistência nas ações.
Se a cobrança é por experiência, a liderança do Governo poderia pesar na balança. Agora, mais experiência do que comandar a bancada paraibana no Congresso, liderando veteranos como os ex-senadores Cássio Cunha Lima e José Maranhão, já eleva o nível.
O Republicanos deve anunciar até a próxima segunda-feira (5) o nome para o primeiro biênio. O deputado federal Hugo Motta, que comanda a legenda na Paraíba, certamente não vai colocar na balança apenas o fator “juventude” já que tem a mesma idade de Wilson Filho, 33 anos.
Há de se defender a alternância de poder na Casa de Epitácio Pessoa e a “juventude de ideias”, que não tem nada a ver com idade. Já dizia o saudoso José Maranhão: “Eu sou um velho de ideias novas”.
Leave a Reply