Candidato à reeleição, o governador João Azevêdo taxou de “fake news” informação dissemina pelo deputado federal Pedro Cunha Lima, no guia eleitoral, de que a Paraiba vai passar a cobrar imposto sobre o PIX.
“Essa transação financeira é feita entre pessoas e empresas, criada e regularizada pelo Banco Central, ou seja, ela está fora da jurisdição de qualquer Governo Estadual”, disse João em postagem nas redes sociais
Pedro ainda diz que, em sendo eleito governador, não fará cobrança “retroativa” ou “cumulativa” desse imposto que não existe.
O PIX é um sistema de transações financeiras implementado e regulamentado pelo Banco Central e que garante que pessoas físicas enviem e recebam dinheiro sem pagar taxas junto aos bancos. Já para as empresas, em 2021, o BC autorizou a cobrança, exceto para MEI e empreendedores individuais.
João complementou: “Absolutamente, nenhum imposto pode ser cobrado sobre ele e, ao contrário do que dizem, não houve no nosso governo 1 única lei ou decreto que gere aumento de impostos”.
De acordo divulgada pela Associação Comercial da Paraiba, em desmente Pedro, o CONFAZ pediu apenas que o Banco Central informe as transações via PIX aos estados, assim como já têm acesso às transações de cartão de crédito.
Nota da Redação- É sempre importante prezar pela boa informação para não confundir o eleitor apenas como forma de ganhar voto.
Leave a Reply