Primeiro, chegou o governador João Azevêdo acompanhado do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, depois, o deputado Aguinaldo Ribeiro, ao lado de Cícero Lucena, prefeito da Capital, e mais uns 10 prefeitos.
O jantar oferecido por João a prefeitos e aliados movimentou a noite de Brasília, nessa quarta-feira (27). De aperto em aperto de mão, o governador chegou “leve” e de “sorriso de canto a canto”.
Tinha ao lado ainda os deputados Gervásio Maia, presidente do PSB na Paraíba, Hervázio Bezerra, Buba Germano – aquele do perrengue que quase saiu da base -, Galego Souza e Eduardo Carneiro, esse último deu a entender que poderia “vazar” do Governo. Pela alegria, resolveu ficar,
O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, chegou junto. Ah! E no jantar, não faltou o “L” de Lula.
Aguinaldo chegou ainda mais sorridente. Mas, anúncio oficial, mesmo, de que será o candidato a Senador na pretensa chapa à reeleição, não houve. Pela alegria, nem precisaria de entrevista coletiva. Próxima semana, os que estavam no jantar, avisam, haverá novidades.
João e Aguinaldo foram de mesa em mesa. O jantar reuniu mais de 100 prefeitos. As fotos nas redes sociais mostraram bem o que vem por aí. Lembrando que essa foi a primeira aparição de João e Aguinaldo, em um evento eminentemente político, este ano.
O deputado federal Hugo Motta, presidente do Republicanos e porta-voz do partido para assuntos de apoio ao Senado, esteve no jantar. Fez o ’40’ com as mãos, ao lado de João, mas foi cauteloso e não quis aparecer em trio, ao lado de Aguinaldo e do governador.
E o Republicanos, como fica? –
O Blog apurou que Hugo Motta e João Azevêdo se reuniram esses dias. A preço de hoje, o partido está fechado com o deputado federal Efraim Filho (União Brasil), pré-candidato ao Senado, e o foguete do Republicanos pode, sim, “dá ré”.
Quem deve desembarcar na Capital federal nesta quinta-feira é o deputado Adriano Galdino para uma reunião com Hugo Motta sobre a questão do Senado. Mas, uma outra informação que circula é de que a reunião será em João Pessoa, na sede do partido.
Adriano é cotado para a vaga de vice de João, mas as movimentações dessa quarta, vinda de Brasília, revelam que o Republicanos “elegeu”, e já teria indicado, o ex-senador Raimundo Lira para ocupar a vaga. A informação foi dada pelo jornalista Marcone Ferreira e confirmada pelo Blog.
O jantar de Pedro, Efraim e Wellington Roberto –
Outros dois jantares movimentaram a noite da terça-feira, em Brasília. O do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), pré-candidato ao Governo, e de Efraim. Reuniu 50 prefeitos, segundo fontes contaram ao Blog.
A questão que paira sobre a pretensa chapa é a troca de apoios mútua de aliados. Efraim afirma ter mais de 120 prefeitos na base – a Paraíba tem 223 -, mas a grande maioria não apoia Pedro.
Por outro lado, aliados de Pedro, a exemplo do prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, e do ex-prefeito Romero Rodrigues apoiam o tucano, mas Efraim não. Pelo contrário, apoiam Bruno Roberto (PL), pré-candidato de uma chapa adversária.
O “foguete” de Efraim começou disparado, mas pode sobrar na curva. O discurso estagnou já que não existem tantos prefeitos “soltos” por aí. A estratégia agora é buscar as oposições nos municípios onde os gestores já têm voto definido.
O deputado federal Wellington Roberto, ao lado do filho Bruno, também reuniram lideranças e prefeitos em outro jantar. Esse, um pouco mais intimista, mas que varou a madrugada.
E Veneziano e Ricardo? –
O Blog apurou que a relação entre o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) não anda às mil maravilhas. Uma passada na rede social dos dois mostra a ausência da aliança.
A questão é que o emedebista tem conseguido apoios, mas que não são extensivos a Ricardo. E contaram ao Blog que pode sim haver reviravolta, no aso, Veneziano abrir mão da pré-candidatura ao Governo.
Como tem mandato certo até 2026, uma desistência não traria prejuízos, mas seria ruim politicamente falando.
Nesses dias de uma Brasília ‘apipada’ de prefeitos, Veneziano foi visto meio que “solitário”, mesmo durante a participação na Marcha dos Prefeitos, onde representou o Senado. Foi bastante aplaudido, diga-se de passagem.
E o “encontro de milhões”?
O governador João Azevêdo e o ex-presidente Lula têm encontro marcado, nesta quinta-feira (28) à noite, durante encontro nacional do PSB, para desgosto de petistas paraibanos. Lula tem sido disputado na Paraíba e, ao contrário do que prega parte do PT no estado, já deu a entender que o palanque não será exclusivo.
O Blog ficou sabendo que o deputado Aguinaldo Ribeiro deve aparecer por lá. Apesar de ter votado favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, integrando Governo, já foi “perdoado” por Lula.
Leave a Reply