Republicanos quer a vice, mas apoia a oposição. Pode?

O deputado federal Efraim Filho (União Brasil), pré-candidato ao Senado, tem “colado” no aliado Hugo Motta, presidente do Republicanos na Paraíba, em visita a municípios. Talvez, para garantir que o apoio acordado será mantido.

O Republicanos, por sua vez, precisa resolver a própria vida. O partido quer indicar o vice na pretensa chapa do governador João Azevêdo (PSB) à reeleição. Afirma que o tamanho do partido o credita a garantir o espaço.

Nomes como o do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, do líder do Governo Wilson Filho e da ex-deputada Francisca Motta estariam na lista.

A pergunta que não quer calar é: Como é que o Republicanos reivindica o espaço na vice se apoia um pré-candidato ao Senado de outra chapa?

Efraim, que integrava o Governo, se aliou ao deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), pré-candidato ao Palácio da Redenção e oposição a João.

O motivo real dessa “troca” de apoio é a cessão das bases eleitorais. Efraim rateou o espólio nos municípios para Hugo, e para os deputados Wilson Santiago e Raniery Paulino, todos na disputa por uma vaga na Câmara Federal.

O Blog apurou que a pressão em cima de Efraim, para que essas bases sejam incorporadas ao grupo dos tucanos, teria aumentado nos últimos dias. Inclusive, com prefeitos colocando o “pé no bucho”.

Percebendo a ação, Hugo Motta tem intensificado mensagens ratificando o apoio do partido. Este final de semana, ele e Efraim estiveram em Desterro, no sertão da Paraíba, ao lado do prefeito Sinhor Almeida.

João Azevêdo retornou das férias, nesse final de semana, e, faltando pouco menos de três meses para o início das convenções partidárias – 25 de julho -, deve intensificar as conversas e definir o nome para o Senado na chapa.

Esse nome já é sabido: o do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, que prega a unidade. Ou seja, que o Republicanos o apoie na integralidade, deixando Efraim de lado.

Quem acompanha de fora pode até achar que esse nó é fácil de desatar, mas quem está dentro sabe que vai dar trabalho, e o tempo está correndo…

Leave a Reply

Your email address will not be published.