Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, neste domingo (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin).
Segundo o ministro, nos próximos dias será “editado um ato normativo” com as regras para essa medida.
Queiroga disse ainda que mais de 73% da população brasileira completou o esquema vacinal e mais de 71 milhões de doses de reforço foram aplicadas.
Na Paraíba, dados da Secretaria de Saúde mostram que 3.259.460 completaram os esquemas vacinais – duas doses ou dose única -, o que representa 80,30% da população total do estado.
“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional, a ESPIN. Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão”, declarou o paraibano.
Marcelo Queiroga acrescentou, no entanto, que a medida não “significa o fim da Covid-19”. “Continuaremos a conviver com o vírus.
O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros”, afirmou.
Leave a Reply