A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) participou da comemoração do Dia Nacional do Forró, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), na tarde desta segunda-feira (13).
O evento foi uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, conhecido como O Rei do Baião, que completaria 109 anos, nesta data.
“O forró representa a cultura do Nordeste e bate forte no coração da Paraíba. Estou aqui representando a nossa gente que faz com esse ritmo a alegria do nosso país”, disse a senadora.
O forró foi declarado, na última quinta-feira (09) patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural considerou o gênero musical como “supergênero” porque agrupa vários ritmos como o xote, xaxado, baião, arrasta-pé, chamego, miudinho e a quadrilha.
Ao fazer o reconhecimento, o Iphan lembrou ainda que nos anos 90 houve a incorporação de novos instrumentos, bailarinas e elementos de outros ritmos que deram origem ao forró eletrônico, também chamado de forró estilizado.
Durante a cerimônia, o ministro do Turismo, Gilson Machado, apresentou cada um dos ritmos do forró que tomou conta da cerimônia.
“O reconhecimento da riqueza cultural do forró é uma vitória de todos os músicos e compositores nordestinos que apresentaram esse ritmo para todo o nosso país”, disse a senadora.
Aliás, a líder do Progressistas no Senado foi a única autoridade presente a usar máscara no evento. Durante a solenidade, o presidente disse que estava “proibido” o uso durante a cerimônia.
Leave a Reply