O prefeito de Esperança, Nobson Almeida, conhecido por Nobinho, foi condenado a sete anos de prisão pelos crimes de fraude em licitação, apropriação e desvios de verbas federais. A decisão foi tomada pelo juiz da 6ª Vara da Justiça Federal na Paraíba, Gustavo de Paiva Gadelha. Cabe recurso da decisão.
Segundo o texto da decisão, os crimes teriam ocorrido na celebração de um convênio entre a Prefeitura de Esperança e o Ministério do Turismo, em 2009, no valor total de R$ 262,5 mil. “Os certames e o processo de inexigibilidade realizados para executar o aludido convênio teriam apresentado inúmeras irregularidades, indicando a montagem posterior de procedimentos licitatórios pelos agentes públicos, em conluio com os empresários participantes, a fim de favorecer as empresas vencedoras dos procedimentos licitatórios em questão”, diz um trecho da decisão.
Os crimes foram denunciados posteriormente pelo Ministério Público Federal, em 2016. Nobinho foi gestor da cidade entre 2009 e 2012, época em que os crimes ocorreram. Em 2017, ele voltou ao cargo, sendo reeleito nas eleições de 2020.
Leave a Reply