O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reconheceu a iniciativa da senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) em apresentar um projeto de lei, no Senado Federal, pedindo a inclusão de grávidas e puérperas nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.
Daniella esteve com o ministro, no início da manhã desta sexta-feira (30). Ele disse que o Ministério da Saúde teve acesso ao projeto da senadora e decidiu incluir grávidas e puérperas na prioridade para receber a vacina de forma mais rápida. A nota técnica com a inclusão foi publicada esta semana pelo MS.
A proposta da senadora está inclusa no PL 1.315/2021, que tramita na Câmara Federal, após ter sido aprovado no Senado. O ministro disse que a vacinação desse público começará no mês de maio, sendo dividido em duas etapas: primeiro, as que têm alguma comorbidade prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI); segundo, todas as grávidas e puérperas.
“A senadora Daniella tem dedicado o seu mandato à atenção à mulher, e não seria diferente agora, quando vivemos essa emergência da Covid-19. Ela teve a iniciativa de incluir as gestantes e puérperas e o MS viu esse projeto de lei e achou que seria mais rápido incluir esse grupo de maneira administrativa”, afirmou o ministro Marcelo Queiroga, que discursa nesse momento na Organização Mundial de Saúde, por videoconferência.
A parlamentar afirmou que o número de mulheres grávidas mortas devido à Covid-19 é assustador. “O Ministério da Saúde acatou, com muita sensibilidade a prioridade de vacinação das grávidas e puérperas, e isso é um avanço muito grande. Fui procurada por médicos que alertaram sobre os riscos e gravidade que a Covid-19 representa para essas mulheres”, declarou Daniella.
Leave a Reply