O Tribunal de Contas da Paraíba emitiu um alerta para que o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), não realize o Maior São João do Mundo durante a pandemia do novo coronavírus. O evento, que tradicionalmente ocorre durante o mês de junho e o início de julho, foi adiado para outubro. Acontece que o Senado já aprovou o adiamento das eleições, ficando para as os dias 15 e 29 de novembro. Sendo assim, o evento aconteceria em plena campanha eleitoral. A Câmara deve votar a mudança até a quarta-feira (01).
No alerta, a Corte de Contas diz que: “Considerando o cenário futuro ainda incerto, quer social, quer econômico, em decorrência da pandemia do COVID-19, e o pleito eleitoral programado para ocorrer no segundo semestre deste ano, conforme disposto no item 3 do Relatório de análise de defesa, contida nos autos do Processo TC nº 06587/20, recomenda-se que o gestor se abstenha de promover qualquer ato administrativo visando a realização da festa de São João de Campina Grande, no exercício corrente, enquanto perdurar a situação emergencial da referida pandemia e seus efeitos”.
O alerta atende a uma representação e denúncia do Ministério Público de Contas, que pediu o adiamento do São João, a suspensão de pagamentos enquanto vigorar a pandemia. O MPC cita ainda a ausência de parâmetros seguros de saúde para fixação de uma nova data.
Leave a Reply